Terras Indígenas

No município de Baía da Traição, está localizada a maioria das aldeias indígenas, que integram a Terra Indígena Potiguara. Estas aldeias estão sob a jurisdição da Fundação Nacional do Índio, órgãos federal criado pela lei 5 371, de 5 de dezembro de 1967, em substituição ao antigo Serviço de Proteção ao Índio. Na povoação Forte, onde, há séculos, existiu uma das mais antigas fortificações da Paraíba, está instalado a Coordenação Técnica Local em Baía da Traição, diretamente subordinada à Coordenação Regional Nordeste II, com sede em Fortaleza, no Ceará. O referido posto é responsável pela administração geral da área pertencente à Terras Indígenas Potiguara, Jacaré de São Domingos e Potiguara de Monte-Mór. 

A Terra Indígena Potiguara é constituída de 5 072 habitantes, dos quais 3 093 residem no município de Baia da Traição, distribuídas pelas povoações, AKajutibiró, Cumaru, Forte, Galego, Santa Rita, Laranjeiras, Silva, Bento, Tracoeira, Vila São Francisco, Lagoa do Mato, Vila São Miguel e na cidade da Baia da Traição. Os municípios de Marcação e Rio Tinto perfazem as demais povoações como Caieira, Lagoa Grande, Camurupim, Tramatáia, Estiva Velha, Aldeia Monte-Mor e Jacaré de São Domingos, onde habitam 1 979 índios. 

A área pertencente à sesmaria de São Miguel abranja aproximadamente 57 000 hectares, com um perímetro de 89,5 km. Posteriormente, foi elaborado um mapa que corresponde aos trabalhos de delimitação realizados pelo Serviço de Proteção ao Índio, e aos posteriores memoriais da Fundação Nacional do Índio, que declara a referida área com 34 320 hectares e um perímetro de 74 km. Em conseqüência do decreto 89 256, de 28 de dezembro de 1983, do presidente João Batista Figueiredo, a área indígena está reduzida a 20 820 hectares, prejudicando a comunidade potiguara, que perdeu grande parte de suas terras. 

 Para a sua sobrevivência, os potiguares se dedicam às atividades agrícolas, principalmente milho, feijão, mandioca, inhame e coco. Há um número reduzido de pescadores, que residem no município, ou na sua periferia.